quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Dicas para montar uma oficina de leitura

  • Ao planejar uma oficina de leitura, tenha em mente que essa atividade implica em participação ativa e construtiva das crianças nos procedimentos e resultados dela.Um preparativo importante é a triagem preliminar dos livros, que devem ser escolhidos de acordo com a faixa etária, os conhecimentos e o interesse dos alunos.
  • Outro item dos preparativos é o espaço em que se dará a oficina: tranquilo, confortável e alegre.
  • Resolvido o espaço, pense no tempo. Para a primeira oficina, reserve no mínimo uma hora. A duração, e sua possível expansão em oficinas subseqüentes, vai depender da concentração das crianças, que deve ser avaliada o tempo todo. Se notar impaciência na turma, abrevie a oficina. Assim as crianças não vão achar que a atividade é alguma coisa chata que a professora faz.
  • Cumpridos os preparativos, defina uma proposta de trabalho. De que tipo de obras as crianças se ocupariam na oficina? Uma categoria a considerar seria a temática. Digamos, livros de aventura, de mistério, fábulas etc. Outra opção é classificá-las pela forma: versos ou prosa. Ou por autores. Você pode ainda propor cruzamentos simples de categorias. Por exemplo, fábulas em versos de um certo autor. É também possível considerar a escolha de livros de uma mesma coleção. Aliás, os próprios catálogos podem ser objeto de uma oficina de leitura.
  • Proponha que os alunos leiam, em grupos de dois ou três, diferentes livros do conjunto escolhido para posterior comentário, discussão e crítica. Enquanto cada grupo lê seu livro, procure não interferir no trabalho, a menos que solicitada a fazê-lo. Você também pode ler um ou mais livros enquanto os grupos fazem sua leitura. Isso vai fazer a classe sentir em você uma atitude participativa. Uma vez concluída a leitura, você terá diferentes propostas a apresentar. Uma delas é a de cada grupo discutir a obra lida: o enredo, as personagens, o final. Depois que todos tiverem concluído essa etapa, cada um pode expor à classe sua crítica do livro, que, claro, pode ser tanto favorável quanto desfavorável. Pode partilhar com outro grupo.Pode desenhar, criar, representar.

O IMPORTANTE FAZER DESSES MOMENTOS UMA POSSIBILIDADE DE EXPRESSÃO, DE FALA E DE ESCUTA PARA CADA CRIANÇA.

Fonte: Texto adaptado da Nova Escola

Nenhum comentário: